Retrospectiva Literária: 2014


domingo, 15 de fevereiro de 2015



Oi gente! Continuando com nossa retrospectiva, 2014 foi um ano promissor para um dos assuntos que eu mais gosto de abordar no blog: livros. Fiquei bem decepcionada com meu pouco número de leituras no primeiro semestre e me dediquei mais a esse passatempo maravilhoso que é o hábito de ler. Resultado: 30 livros lidos e novos autores que me conquistaram esse ano <3



Nesse ano eu li alguns livros mais contemporâneos, mas em geral me dediquei aos clássicos – sobretudo de ficção científica. Uma das coisas bacanas é que consegui completar e superar o estabelecido para meu #Book Challenge: foram 15 livros em inglês. Para quem está curioso, já falei da minha coleção da Collector’s Library nesse post aqui, mas muitos livros eu li no site do Projeto Gutenberg, com um acervo de 46.000 livros eletrônicos livres de direitos autorais nos EUA. Outra coisa bacana é que não comprei muitos livros esse ano (sério, isso é uma grande conquista!), mas todos que comprei foram ótimas compras!



No blog, foram postadas 16 resenhas e algumas (Anna Karenina, Inferno, O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Apanhador no Campo de Centeio, Herança) ainda estão por ser publicadas. Quanto aos outros livros, excetuando A Tempestade e Como Vencer um Debate sem Precisar ter Razão, resolvi fazer igual à retrospectiva literária de 2013 e apresentar uma pequena sinopse para quem tiver interesse em conhecer essas obras (:

The Legend of Sleeping Hollow/A Lenda do Cavaleiro Sem-Cabeça


Um dos contos mais antigos de ficção norte americana, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça foi inspirado no folclore germânico e inicia com dois personagens, o professor Ichabod Crane e o bruto Abraham Brom Bones lutando pela mão da jovem Katrina Van Tassel. Ao sair da casa dos Van Tassel, Ichabold Crane é perseguido por um suposto fantasma de um soldado Hesseno cuja cabeça havia sido arrancada por uma bala de canhão: o Cavaleiro sem Cabeça. A história é bem conhecida e já teve várias adaptações, inclusive um dirigido (e modificado) por Tim Burto, estrelando Johnny Depp.

A Tale of Two Cities/Um Conto de Duas Cidades


“Foi o melhor dos tempos/ Foi o pior dos tempos...” Um Conto de Duas Cidades consta com uma das melhores introduções da literatura e um ótimo cenário a ser abordado: o início da Revolução Francesa. Retratando de forma exemplar a Inglaterra e a França no período revolucionário compreendido pelas injustiças da nobreza e enorme desigualdade social, Charles Dickens escreveu uma obra profunda e de elogiada precisão histórica, apontando não apenas os problemas sociais e políticos, mas as realidades individuais dos personagens em uma história de “amor, vergonha, revolta, culpa, retribuição e morte”.

A Christmas Carol/Um Conto de Natal


Outro livro de Charles Dickens, um Conto de Natal é celebrado como um dos melhores contos de natalino de todos os tempos. Sabe o filme Os Fantasmas de Scrooge? É uma adaptação desse livro, em que Ebenezer Scrooge, um homem avarento e que odeia o natal, é visitado por três espíritos (passado, presente e futuro) que o ensinam sobre generosidade e a importância do verdadeiro espírito natalino.

The Sign of Four/O Signo dos Quatro


O Signo dos Quatro nada mais é que uma inteligente trama desvendada pelo celebre detetive Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle. Depois de enfrentar um tédio infinito cuja única fuga parece ser a cocaína ou um novo enigma, Sherlock Holmes finalmente recebe um caso para resolver: a senhorita Mary Morstan, que recebe anualmente uma pérola pelo correio desde o desaparecimento de seu pai, recebe um convite do misterioso remetente. Após um passeio noturno e confusas explicações, Holmes se lança em uma caça ao tesouro pelas margens do rio Tâmisa. Foi o livro que mais gostei do Sherlock Holmes, pelo bom desenvolvimento da história é dos personagens, já que somos apresentados a uma faceta mais íntima da dupla Sherlock Holmes e Dr. Watson.

xxx


E aí, vale postar retrospectiva do ano passado em fevereiro? Quantos livros vocês leram em 2014?

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Hey, claro que vale haha, sinceramente eu não lembro quantos livros li, mas foram poucos *shame* , nos dois primeiros meses de 2014 eu li 12 (fiquei super feliz e pensando *manter o ritmo*) , mas no resto do ano li uns 5 só eu acho! :*

    ResponderExcluir
  2. CLARO QUE VALE! EUHEUHEUHEEH Principalmente quando tem um guia do mochileiro das galaxias no meio. Não faço ideia de quantos li, passei dos 20. x_x

    pamelawille.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nem me lembrava mais de quantos livros li em 2014, mas de acordo com o Skoob, foram 57 livros D: rs Bem mais do que eu esperava dele, confesso. Talvez em 2015 seja BEM menos livros lidos :'( Gostei da sua retrospectiva, queria poder ler em inglês também :'X Li vários livros muito bons em 2014 e os que mais se destacaram foram os recebidos da Bertrand. Não imaginava tanto livro bom e bem produzido por uma editora que eu não conhecia muito.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!!!! Conhecendo o blog pela primeira vez, gostei muito, principalmente dos filmes, tem vários que não vi, dessa sua lista de livros lidos eu quero muito conhecer o V de Vingança, que assisti o filme, quero ver de onde veio!
    Parabéns! Beijos
    Resenha: Ruby in the Dust: O Amor Numa Xícara de Chá - Ruby in the Dust - Julie Farrell
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/02/resenha-ruby-in-dust-o-amor-numa-xicara.html

    ResponderExcluir
  5. Que invejinha de quem lê em inglês. O meu é terrível e depois que eu parei com as aulas, piorou ainda mais #cry. Ano passado eu li muita coisa, mas, infelizmente, não consegui postar todas as resenhas e textos que eu quis no blog porque estava totalmente sem tempo. Esse ano, com toda a certeza, vou produzir bem mais. Já li quase dez livros esse ano e, como não estou trabalhando, pretendo manter o ritmo hahaha. Vamos ver no que vai dar :)
    Beeijo
    http://www.estoriasecafe.com/

    ResponderExcluir