Movie Club: O Iluminado


terça-feira, 20 de maio de 2014



Oi pessoal! Sentiram falta da Máfia do Cinema? A partir de agora, todos os meses será realizado um Movie Club, uma postagem coletiva consistente na resenha de um filme escolhido pela Máfia. Para iniciar, não podíamos escolher outro filme se não um dos mais aclamados filmes de terror já feitos: O Iluminado, de Stanley Kubrick.



Baseado na aclamada obra de Stephen King, O Iluminado conta a história de uma pequena família cujo pai aceita trabalhar como zelador no hotel Overlook, na época em que este está sem receber hóspedes e completamente isolado. O trabalho, tranquilo pelo conforto do hotel e pelo silêncio que auxiliaria o escritor Jack Torrence (Jack Nicholson) a concluir seu livro, começa a ficar perturbador não apenas pela “Sindrome da Cabana” que acomete Jack, mas pelas macabras previsões de seu filho Danny e estranhos eventos sobrenaturais que levam a crer que o hotel realmente guarda um grande mistério.



O curioso quarto 237, as gêmeas no corredor, os fantasmas e as estranhas situações que acontecem no hotel fazem com que O Iluminado seja um ótimo filme de terror, por vezes assustando o espectador e o envolvendo naquele suspense, já que o filme é muito bem conduzido. Contudo, isso não é mérito apenas da história e dos elementos sobrenaturais do filme, mas da atuação: com o passar do tempo, Jack vai ficando cada vez mais paranoico, confronta cada vez mais a família e constatamos que o hotel levou o protagonista à loucura.



Diferente do livro, o filme se foca mais no lado sobrenatural e não aborda o lado mais ‘humano’, como o problema de alcoolismo de Jack e a desintegração da família. Os personagens também mudam (Jack, por exemplo, é mais ‘sinistro’ no filme) e no filme há um maior foco em Jack do que em Danny, que é o verdadeiro ‘iluminado’ e é a quem os espíritos querem possuir no livro. Contudo, acredito que estas diferenças não prejudicarão o leitor, mas lhe darão a oportunidade de vivenciar novas cenas, fazer novas reflexões e se preparar para um final surpreendente.



Apesar de essas diferenças terem feito Stephen King afirmar que ‘não ficou uma boa adaptação’, O Iluminado é um ótimo filme, notório pela produção, direção, roteiro e atuação, ganhando destaque não só por ter marcado o gênero horror, mas por ser um dos melhores filmes já produzidos – e isso só podia vir da brilhante combinação de Kubrick com uma obra do Stephen King.

Postagens Relacionadas

11 comentários

  1. Hummmm gostei do post e não assisti ainda....agora eu vou kkk fiquei curiosa!

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
  2. Vc acredita q nunca vi esse filme ? Me deu vontade agora...

    Se não me engano comecei a ver mas, não sei, abandonei acho q logo no começo e não peguei pra ver de novo.

    Mas agora vc me instigou a fazê-lo hehehe.

    Bjs !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse filme, mas nunca tive interesse em vê-lo de fato, mas depois do seu post bateu uma mega vontade de assistir, eu não sabia que tinha livro, acredita? *oo*
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nem sabia desse filme, e pelo o que eu li, parece ser bem legal, adoro terror kkkk e essas meninas no corredor já me assustaram.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Eu tenho medo :( HUSHAUSHUAHSUA sou muito cagona com isso :(

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito deste filme, no natal passado ganhei de presente a caixa com alguns filmes do Kubrick e esse foi o primeiro filme que eu revi

    Gosto muito da tomada inicial onde vemos o carro na estrada, aquela música de fundo fica na nossa cabeça. Sem contar o banho de sangue, uma das cenas mais lindas do diretor.O Jack está muito bem nesse filme, e uma pena ver os filmes que ele faz hoje em dia.

    Este filme é cheio de mensagens subliminares, com relação ao massacre indígena nos Estados Unidos. Ainda existe uma teoria que defende, que o diretor escondeu pistas dentro do filme, que levam a acreditar que ele foi responsável pela farsa da Apollo 11.

    Legal que vc tem um clube de filmes...

    Bjos

    PS: Estranho ler nos comentário e perceber que quase ninguém viu o filme, fico pensando o que esse povo gosta de ver.

    ResponderExcluir
  7. Filme incrível!
    Adoro o Kubric, não poderia ficar melhor!
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
  8. Queria saber se alguém já viu aquele outro filme do Iluminado sem ser do Kubrick, deve ser ruim de mais, nunca ouvi um comentário sequer sobre ele...Gostei da curiosidade sobre a farsa da Apollo 11, do "malditovivant"... E para variar um pouco, suas resenhas são perfeitas, até eu que tenho esse filme como um dos meus preferidos, fiquei com vontade de ver de novo =)
    Um abraço, Camila - docelalande.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha, adorei.
    http://detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li o livro, e pelo post parece ser bem diferente mesmo.
    Mas o filme, seeem or, é muito bom, é um suspense incrivel, e não tem como esquecer da cara do Jack Nicholson naquela porta! HAHAHA (Só ele no filme para mim já estaria ótimo, o cara é demais!)
    Enfim, quem sabe eu leia o livro um dia e entre nessa bad de má adaptação né? HAAHA
    Dizem por ai que o King quer lançar um Iluminado 2, estamos no aguardo então rs

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O Iluminado é um dos meus filmes favoritos. Acho muito bom em vários níveis, tanto de adaptação, de técnica, de atuação... de tudo! Já vi muitas vezes e sempre fico com medo hahaha Li o livro também e gostei tanto quanto o filme. Dizem que o Stephen King não gostou da adaptação, mas eu concordo com você, acho que as duas obras tem suas diferenças e seus méritos. Eu fiquei com muito medo lendo o livro, hahaha! Me deu vontade de reler agora :)
    Ah! Depois procura no youtube o making of do filme! É ainda mais chocante essa parte da produção e gravação. Rolaram várias tensões com os atores.
    :*

    ResponderExcluir