Crítica: Depois da Terra


quinta-feira, 25 de julho de 2013



Em uma empolgante sexta-feira de junho, tive a magnífica oportunidade de assistir Depois da Terra, filme imaginado, produzido e estrelado por Will Smith. Devo desculpas pela demora em postar a crítica, mas só agora consegui encontrar palavras para descrever o quão original e emocionante é essa maravilhosa obra-prima.



Depois da Terra é um filme ímpar, com um plano sentimental no fundo a envolver uma empolgante trajetória rumo ao desconhecido, em que Kitai Rage (Jaden Smith) deve enfrentar seus medos para salvar a si mesmo e o pai. Tudo começa quando a nave de Kitai faz uma aterrissagem forçada na Terra, que se transformou em um lugar hostil, inabitado por humanos e cheio de animais e feras misteriosas. Além de seu pai Cypher (Will Smith), com quem mantém uma distante relação, a tripulação teve mais um sobrevivente: uma criatura alienígena mortífera, da mesma espécie responsável pela morte de sua irmã. Uma vez que Cypher está com a perna gravemente ferida, resta a Kitai começar uma jornada contra o tempo em busca de um sinalizador, a única chance que eles têm de contatar a civilização e sobreviver. É então que o menino deve seguir os passos do pai, que inicialmente o guia com instruções nessa jornada perigosa, de forma que um deve confiar no outro para voltar para casa.



As atuações foram comoventes, de forma que algumas vezes eu chorava, e em outras parecia que eu tinha levado um soco no estômago. A produção é impecável. Entretanto, o que mais chama atenção no filme é o roteiro: Depois da Terra tem uma história tão linda e impactante que não há como não se emocionar com essa trajetória de sobrevivência, amadurecimento, superação e fortalecimento dos laços paternos. Acompanhamos um menino inicialmente medroso e sedento pela atenção do pai, mas que cresce à medida que tenta cumprir seu objetivo, honrando o forte ranger impossibilitado de acompanhar o filho nessa jornada. Não apenas o envolvimento que os dois criam é emocionante, como várias outras cenas nos fazem arrancar lágrimas dos olhos. Nos apavoramos quando Kitai é "atacado" por uma águia, e rimos jovialmente quando descobrimos que a águia o colocou entre seus filhotes, mas esse riso é substituído por emoção quando Kitai sofre de hipotermia, mas a mamãe-águia morre para salvá-lo. A mamãe águia! Que cena linda! Que gesto tocante! De todas as partes, mesmo acompanhando o dilema original de viver às sombras da irmã, mesmo tendo acompanhado a busca desesperada de Kitai para conseguir um sinal no aparelho (semelhante ao que fazemos com o celular quando não pega), a cena da mamãe águia morrendo para salvá-lo foi a que mais tocou meu coração.



Obviamente, estou apenas tentando ser irônica. A verdade é que Depois da Terra é tão ruim que nem há o que comentar de certas cenas sem objetivo e dos manjadíssimos clichês que o filme aproveita. Will Smith é um bom ator e acho que o filho dele também será, mas não consigo enxergar este filme de outra forma que não uma ode à família Smith, um filho de roteiro fraco, atuações fracas e argumento fraco utilizado unicamente para promover o garoto Jaden. Felizmente, Depois da Terra não vai se perpetuar no tempo, de forma que meu único conselho é: quando este filme passar na Tela Quente, em uma semana de férias que não haja nada melhor para fazer, não assistam.

Postagens Relacionadas

20 comentários

  1. Uau. Você me enganou direito, achei mesmo que tinha adorado o filme! Estava achando até engraçado porque vi várias críticas negativas do filme e quando vejo uma positiva ... é de mentirinha rs

    Mas falando sério: eu assisti ao filme e achei algumas partes meio bizarras, sem sentido mesmo.
    Não se pode negar que o filme não se importa em ser clichê, até porque, os clichês vendem muito.
    É em resumo uma receitinha pronta.

    Não acho que seja um filme espetacular nem marcante, mas valeu a tentativa rs

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Eu ia assistir porque nunca vi marketing mais escancarado de filme num seriado de TV. Praticamente todos os episódios de Hannibal, quando não mostravam uma Mitsubishi, mostravam o cartaz desse filme.
    Mas agora que eu sei que num lugar onde "todos os seres vivos estão programados para matar humanos" um ser vivo SALVA um ser humano, melhor eu ver qualquer outra porcaria que dê mais entretenimento, tipo a continuação do Malvado Favorito.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi mas pelo último paragrafo do post realmente não deve ser nada bom kk Adorei o post!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ir olhar mas minha amiga não quis , parece ser bom eu não sabia que o Will Smith havia o imaginado e produzido , nossa!

    Beijos
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi. Quero ver por conta do Will, mas não gosto muito da ideia de vê-lo com o filho de novo.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  6. O Will é ótimo né?Acho que vou ver esse filme amanha hahaha (ou hoje,pois já é 2:30AM O.O)

    bjs

    http://www.desconstruindoamelias.com/

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler imaginando que o filme seria ótimo, mas o seu último parágrafo me fez recomeçar a leitura pra perceber como o filme deve ser, hahaha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Desde que eu soube do filme já sabia que seria ótimo, parece realmente muito bom e o tipo de filme que eu gosto! Adoro o Jaden e Will Smith! Amei aqui, estou seguindo.

    Beijos,
    www.thingsofadreamer.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, realmente não me desanimou porque eu sou muito fã do Jaden e normalmente, por incrível que pareça, filmes deste tipo estão me provocando um interesse enorme, pela sua crítica, eu fico ainda mais louca para ver, para confirmar ou descordar! rs Beeeeijos <3

    ResponderExcluir
  10. Não vi ainda e pra falar a verdade vendo a história tbm nem me interessei em ver :/

    http://amoresepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desde que foi lançado, não senti vontade de assistir, mas depois de ler tudo o que você disse, sinto menos ainda, ainda bem que nem perdi meu tempo assistindo.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, que pena que você perdeu seu tempo vendo esse filme.

    Não gosto do Will Smith, acho que ele tem piorado de uns anos pra cá, tem gente que morre dizendo que ele é um bom ator e tal, mas eu discordo.

    Talvez o mais legal seja que o Will Smith não entendeu a fábula do amadurecimento pq ele tenta a todo custo promover o filhote dele, se continuar assim nem a mamãe águia salva a carreira do garoto.

    Bjos, acho q voltei a escrever...

    www.malditovivant.net

    ResponderExcluir
  13. eu assisti o filme e achei ele ótimo õ/ principalmente o conselho que filme tenta passar sobre o medo e sobre família... uma pena você não ter gostado :/ kk
    http://coisas-doacaso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Filme de Will, estrelando ao lado do seu filho... humm esse eu quero assistir. Adoro filmes em que os atores são parentes, é seilá, meio estranho você assistir, pois você sabe que eles tem um parentesco - o mais engraçado é quando eles fazem papéis "mais distantes".
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Hahahaha, por um momento achei que você estava falando sério! Não faz meu estilo de filme, mas fiquei até curiosa depois de ler o post. É tão ruim assim mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Que pena que você achou ruim!! D:
    Pensei q ele fosse legal ;s

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu achei que esse filme ia ser bom, acredita?!
    Bom pelo menos não vou perder meu tempo com ele kkkkkk :)

    Obrigada pelo carinho e por suas palavras de apoio. Cada gesto me deixou bem menos triste com toda aquela situação, obrigada de coração s2

    Beijinhos Té,

    bloglola.com.br

    Instagram: stephanieparizi

    Ps: meninas, estamos na reta final para as inscrições do sorteio MAC e L´ORÉAL que está no ar. Venham participar, é super fácil :D

    ResponderExcluir
  18. Vishe, tava doida para assistir esse filme e depois de ler a sua resenha até desanimei kkkkkkkkkk o filme parece tão bom, mas nem é né, gostei muito da sua resenha viu e também to com saudades de sua pessoa ♥
    Beijinhos
    Facebook do blog
    QUER GANHAR UM LINDO COLAR? PARTICIPE DO SORTEIO CLICANDO AQUI
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Amei o tema do filme, incrível mas ainda não tinha ouvido falar nele! Deu vontade de ver!
    Beijos! <3
    xoxo,
    Isa Secol

    ResponderExcluir
  20. Gente, preciso ver esse filme!


    pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir