Crítica: Oblivion


sexta-feira, 3 de maio de 2013



Das quatro vezes que eu fui no cinema esse ano, três foram para ver Os Miseráveis. Falo isso não pra enfatizar como eu amei essa obra prima heh, mas sim para ilustrar a minha necessidade de ver um novo filme no cinema. Como as três sessões para Homem de Ferro 3 estavam lotadas (Porto Alegre é demais!), a única alternativa foi ver a ficção científica Oblivion, que ao que me parece, tem agradado a crítica, mas não o grande público.



Oblivion nos apresenta um futuro pós-apocalíptico, em que a terra foi atacada por uma civilização alienígena e, para ganharem a guerra, os humanos usaram armas nucleares e devastaram o planeta. Nesse futuro, em que a Terra está destruída e a humanidade passa a colonizar Titã, a lua de Saturno, cabe a Jack Harper (Tom Cruise) continuar nesse lugar desolado cuidando da manutenção dos Drones, máquinas de destruição necessárias para o patrulhamento local e para a retirada das águas do oceano e recursos ainda existentes. Em meio a algumas indagações e uma inexplicável saudades do período pré-guerra, visto que Jack Harper perdeu a memória, Jack cumpre sua tarefa tranquilamente ao lado da sua companheira Victória (Andrea Riseborough), até que os Drones acabam matando sobreviventes e a única pessoa que Jack conseguiu salvar foi Julia (Olga Kurylenko), e é então que ele tem a oportunidade de descobrir a verdade não só sobre o seu passado, mas o de toda humanidade.



Em Oblivion, temos uma trama complexa que é bem esclarecida, belos ambientes e efeitos visuais e temos Tom Cruise e Morgan Freeman no elenco. Esses ingredientes, e as homenagens referentes a outros clássicos, seriam suficientes para fazer de Oblivion um bom filme. Mas tem um pequeno problema: Oblivion é chato. A história não é original, a narrativa é lenta e, quando finalmente se desenvolve, as reviravoltas não são surpreendentes e nem impactantes. O excelente Tom Cruise não consegue desenvolver inteiramente o drama que carrega o seu personagem, que precisaria ser bem melhor elaborado para cumprir com excelência a finalidade dele - carregar o filme nas costas. Morgan Freeman tem pouco destaque e a companheira de Jack, Victoria, infelizmente é uma personagem chata, e não há química em nenhum par romântico do filme. Por sinal, desde a primeira cena fica óbvio que Julia se envolveria com o Jack Harper, e a cena de Jack e Victoria na piscina tem um cenário muito bem feito e uma música muito impactante: sem motivo. Aliás, eu sinceramente não entendo o motivo de empregarem tempo e dinheiro na produção desse filme.

Quem é leitor do blog, está acostumado com críticas mais extensas, de três parágrafos bem detalhados. Acontece que não há muito o que falar de Oblivion. A sinopse já nos conta o máximo que pode ser revelado sem spoilers e o filme em si é tão bem feito que nem ao menos serve para criticar e rir dos absurdos normalmente cometidos nessas produções, pois eles não existem. É um filme cauteloso, que não arrisca, mas não faz nada para se consagrar como um bom filme. Oblivion é simplesmente chato, e falo isso como uma apreciadora de cinema e ficção científica. Queria mesmo era ter visto Homem de Ferro.

Postagens Relacionadas

16 comentários

  1. Adoro filmes/livros de ficção científica, ainda mais com um elenco desses... Mas não tive vontade de assistir esse! Adorei sua crítica, viu?
    http://tobelegant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse filme deve ser legal ainda quero assistir ele beijos quando puder da uma passadinha no meu blog ficarei feliz.


    www.levigustavodicas.com

    ResponderExcluir
  3. Vish e eu tava querendo ver esse filme, adoro filmes desse gênero, mas agora sabendo que ele é chato nem sei se vou ver kkkkk
    A e eu vi o Homem de Ferro ontem, é bom demais, quando puder ir ao cinema de novo, veja que vai adorar e tomara que não estava esgotado né kkk
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. E mais uma vez, Tom Cruise está nos filmes apocalípticos em que a terra foi dominada por criaturas KKKKKK Eu ainda não vi nenhum esse ano, acredita? Ou vi? Nem me lembro rs

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  5. Não me interessa muito esse tipo de filme, acho que não vou assistir! Beijoos, adorei seu blog!
    the-imperfect-girls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OK, já estava convencida que Oblivion não é um bom filme para assistir no cinema, agora tenho certeza. rs Assisti a um outro filme do Tom esse ano ainda e me decepcionei e muito, acho que esse seria mais uma decepção. Infelizmente, já que a trama prometia ser interessante :/

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  7. Eu não assisti ainda,mas eu gosto dedste tipo de filme,não sei se esse vai me agradar,vou tirar um tempinho pra ver ele!
    Beijos
    http://www.desconstruindoamelias.com/

    ResponderExcluir
  8. Assisti Oblivion nesse ultimo feriado (porque já tinha assistido Homem de Ferro 3), por livre e espontânea pressão. Não costumo assistir esse tipo de filme, e acho que, pela minha falta de experiência, acabei gostando bastante da trama, e até chorei em algumas partes...

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente não é meu estilo de filme, mas adorei a crítica. Escreves muito bem. Quem sabe eu assisto, não? Beijos e boa semana pra você flor <3

    ResponderExcluir
  10. Nossa, só li críticas negativas desse filme. Já não é meu estilo de filme, então... vou passar longe!

    ResponderExcluir
  11. Admito que as vezes fico até com preguiça de ler as enormes críticas (porém sempre excelentes) aqui do blog.
    Esse é um filme que eu assistiria apenas pelo Tom Cruise (lindo demais D: ) , pois a estória realmente não me chama a atenção e pelo visto fiz bem em não gastar meu dinheirinho no cinema!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Pelas críticas, acho que nem vou ver, até porque esse estilo de filme eu não gosto :/

    xoxo
    http://www.florescerefotografar.com/

    ResponderExcluir
  13. adooroo esse tipo de filme, estou louca para assistir Oblivion mesmo com as criticas! USHDUHSAD curiosidade, sei que irei me irritar.. asuduhashd mais vou assistir! :DDD

    Blog: http://blahoestraich.blogspot.com.br
    Página: https://www.facebook.com/BlahOestraich
    Grupo: https://www.facebook.com/groups/blahblogueiros

    ResponderExcluir
  14. Pena que o filme não é tão bom, adoro esse tema pós-apocalíptico...
    vou ver se vejo o filme
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Horrível gastar o dinheiro com um filme chato, os miseráveis eu assisti para a escola, nossa tem muita música como você conseguiu ver 3 vezes? kk
    até que é legal mas cansativo.

    bjos

    ResponderExcluir