Meme: Laços de incentivo à leitura


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



Nos últimos meses, tenho recebido vários memes e selinhos que acabo por não publicar na esperança de responder todos de uma vez. De fato, já até preparei um post em que respondo alguns deles, mas para não ficar muito extenso (quem mandou eu deixar acumular!) resolvi trazer o Laços de incentivo à leitura, por ser de longe o que tem uma proposta mais legal. Obrigada Relieme por me indicar!


1 – Responder a pergunta: Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?
2 – Indicar 10 blogs para fazer o Meme. (É expressamente proibido oferecer o laço “a quem quiser pegar” sem indicar seus blogs primeiro.)
3 – Avisar os blogs que você indicou e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha.
Blogs indicados:Just Japona, Two Bee, Wink, My Senses be praised, Ma Petit, Meu Outro Lado, Diet H2S04, Maldito Vivant, Vitamina de Pimenta, Rascunhos da Suuka


Partindo de mim, a resposta óbvia para essa pergunta seria Harry Potter. Isso porque é uma saga de livros irresistível, com uma história fantástica cuidadosamente elaborada por uma autora igualmente fantástica, a narrativa e o vocabulário não são complicadas e, depois de ler o primeiro livro, certamenente há de se procurar os outros. Acredito que, mesmo voltado para infanto-juvenil, Harry Potter é uma leitura para todas as idades (cresci lendo Harry Potter) e podemos nos maravilhar tanto com a história repleta de bruxos, feitiços e magia quanto nos identificar com os personagens que, antes de serem bruxos, são humanos. Entretanto, Harry Potter não foi meu primeiro livro, e acho justo indicar o que foi meu passaporte para esse mundo de leituras: Meu Pé de Laranja Lima.

Meu Pé de Laranja Lima conta episódios da vida de Zezé, um menino de cinco anos que como tal, enxerga o mundo com os olhos de uma criança. Vindo de uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino sonhador que vivia apanhando e sendo repreendido por conta de suas travessuras, até se tornar amigo de Minguinho, uma árvore no quintal da sua nova (pequena) casa e posteriormente, de Portuga, importante na vida dele. É a história de uma criança que descobre o valor da amizade, mas também conhece a dor. Sinceramente, acho que essa descrição não faz jus à delicadeza e emoção que este livro proporciona. De qualquer forma, ele foi bem especial para mim, e espero que seja assim para vocês também.


Meu enorme talento para tirar fotos. Nem a edição salva.


Para quem não sabe, gosto de ler desde cedo. Sempre achei que a leitura fosse não só instrutiva, mas principalmente prazerosa, e ainda hoje tenho aquela idéia de que ler é como viajar para vários lugares sem sair do lugar, conhecer várias personagens e viver novas aventuras, então devoro livros com prazer. Acontece que, além dessa curiosidade 'natural' por livros, eu fui incentivada desde pequena pela minha família, escola e todos aqueles que me apresentaram novas aventuras, e hoje sou profundamente agradecida por isso e acho importante cultivar esse hábito desde cedo.

Bem gente, é isso. Por último, fiquem com a resposta do meme escrito que a Maíra me indicou faz um tempinho, e não deixem de comentar com mais sugestões de livros e dizendo qual foi a primeira leitura de vocês

1. Qual é o seu nome? | 2. URL do seu blog. | 3. Escreva: ‘A raposa marrom pula sobre o cão preguiçoso’. | 4. Citação favorita. | 5. Música favorita (no momento). | 6. Cantor/Banda favorita (no momento).
7. Diga o que quiser. | 8. Indique 3 ou 5 blogs.

Postagens Relacionadas

21 comentários

  1. Antes de mais nada, eu já fiz um meme parecido: http://h2so4dietetico.wordpress.com/2013/01/28/campanha-de-incentivo-a-leitura/

    Mas o primeiro livro que eu lembro de ter lido por prazer foi A Marca de Uma Lágrima, do Pedro Bandeira. Agora faz tanto tempo... os principais eram Isabel(a) e Fernando? E tinha o colarzinho dele roçando o pescoço dela quando ele beijou ela na grama mas ela pensou que fosse outra pessoa... aaahh, preciso ler esse livro de novo!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei os memes.

    Também acho a coleção do Harry Potter uma ótima forma de começar a ler, é muito interessante e acompanha a idade do leitor, também gosto do Percy.

    ResponderExcluir
  3. Amei os memes!
    Julyana Ribeiro (seraquecresci.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Adoro memes, principalmente de leitura!! Também fui indicada para um parecido esse :D
    http://tobelegant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa tag, é mt legal ! Gostei da sua indicação, parece ser um livro ótimo mesmo :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus livros favoritos *-*

    xoxo, Thaay
    http://www.chovendoalgodaodoce.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua letra, é linda!
    Corre lá no blog. Tem resumo do desfile de Oscar de la Renta na semana de moda de Nova York.

    Beijos
    http://delicadaeegoista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. vickk :DD é, eu queria fugir desse padrão de desapego, de objetos ou pessoas, acho que sentimentos podem ser desapegados também :D ahuahuaha

    que bom que gostou do layout *-* pois é, sou uma pessoa que tenho que colocar algo escuro ahuahua

    ah adoro esse meme, :D eu fiz também ^^ achei legal você colocar o seu primeiro livro :D meu pé de laranja lima é LINDOOOO *--* nossa, acho que a minha primeira leitura, foi livrinhos de contos de fada, minha mãe comprou uma coleçãoooo :DDD ahh, você fez o meme da escrita *-*

    amei a citação :D LINDA *-*

    adorei a sua letra, muito redonda *---*

    beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  9. Vick,li muuuuita coisa, desde pequena. Tenho lembrança de um primeiro livro, lido pela minha professora da 4ª Série, ao longo das aulas: O pequeno príncipe. E ele me cativou. Amo ler, e, quanto mais leio, menos eu sei... O segundo do qual me lembro, ainda na infância, foi A ilha perdida; também gostei e, dali pra frente, passei a amar ainda mais a leitura, é minha paixão. Claro que tenho algumas preferências, porém, de cada livro guardo uma lembrança, razão pela qual não posso ainda dizer qual deles é o meu favorito: são TODOS!

    ResponderExcluir
  10. A querida Vickwaii...mesmo eu criticando o filme que vc foi ver, vc ainda me indicou para o MEME...Prometo responder logo.

    Poxa esse livro é um dos favoritos do meu pai, ganhei uma edição dele, quando eu era bem pequeno, não dei muita bola, só fui ler mais velho, com quase 12 anos.

    Acho q vou indicar um livro que meu pai lia pra mim...que me ajudou a pegar gosto por leitura...

    Sua letra é muito bonita...letra de homem é uma horror.

    Bjos e nos vemos por ai

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Vi o link do blog num comentário do blog Wink, amei o nome e vim dar uma conferida!
    Chegando aqui me encantei com o layout e adorei o seu perfil, me identifiquei bastante, com quase tudo, mas quando li que és mandona ... aí sim, me vi ali haha!

    Sobre os memes ...
    Sou tão desnaturada que não lembro qual foi minha primeira leitura ... eu tenho um livro que se chama "Uma fábula para cada dia" o qual tem 365 fábulas ... e é o mais velho livro que me recordo de ter, portanto acho que comecei minhas leituras por ele ... depois livros paradidáticos do colégio ... e então finalmente conheci Harry Potter que me deixou essa viciada em leitura e livros. (: ótima indicação a sua, acho que recomendaria essa série mesmo pra quem está começando.

    ResponderExcluir
  12. P.S: Tua letra é um amor.

    P.S²: Gostaria de convidá-las a visitar meu blog: www.moniitorando.blogspot.com

    Caso goste do meu cantinho eu ficaria muito feliz se curtisse a pagina do facebook e seguisse o blog no google friends connect! Já estou seguindo o seu, pois como disse fiquei encantada ;*

    ResponderExcluir
  13. Bah eu li esse livro quando tinha uns 9/10 anos, nem lembrava mais que existia rs ._. tá lá na estante todo arrebentado, quando eu li ele já era bem velho, nem sei daonde veio, só sei que um dia achei no meio dos outros livros e comecei a ler XD. No entanto eu acho meio trágico como primeiro livro de alguém. Não que eu seja fã de histórias com finais cancerigenamente felizes, muito pelo contrário, mas sei lá... tem livro com final menos porrada pra alguém que tá começando ._.

    ResponderExcluir
  14. Eiii, nossa, você é assim como eu: esquecida. Ama quando recebe tags, mas acaba não respondendo e deixa acumular. Devo ter mais de 10, sério. Mas obrigada. Mesmo. Esse eu respondo, ou pelo menos vou tentar KKKKKKKKK Ah, e quanto a esperar o seu blog crescer mais, se quiser uma ajuda, eu posso ajudar. Por exemplo, como adoro animes e tenho uns 2 dvd's aqui além do que estou sorteando para sortear em casa (Elfen Lied e Hellsing), poderíamos fazer um sorteio conjunto, onde as duas divulgaria. É uma boa para conseguir seguidores. Bom, qualquer coisa, me grita pelo face, tem um link lá na barra lateral do meu blog. Beijo.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  15. Nem lembro mais o meu primeiro livro, acho que eu comecei lendo aqueles livrinhos que vem em conjunto de fábulas (que vinham com cd e essas coisas), lá quando eu aprendi a ler.. hehehe
    Mas depois fui lendo desventuras em série e Harry Potter (acho que com uns 8 anos)..

    xoxo
    http://cloudl4nd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhh, meu namorado tem esse Meu Pé de Laranja Lima hehe Ele nunca terminou de ler, mas disse que vai continuar. Parece ser muito fofinho n_n awn

    ResponderExcluir
  17. Ah, passei só pra agradecer a sua visita lá no meu blog ,e fico mega feliz que tu tenha gostado *o*

    Sobre o Johnny ... quando vi o nome do blog, lembrei do filme e dele ... e anyway, mais um motivo pro encanto <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Já participei desse meme e adorei.
    Eu lia desde nova, mas com o tempo fui deixando de lado.
    Pretendo voltar aos poucos :)

    Beijos

    Moda na Janela

    ResponderExcluir
  19. Sou fã de Harry Potter de carteirinha, e também, cresci lendo a coleção. Nunca li Meu pé de Laranja lima, mas irei procurar para ler. Gosto de fazer alguns memes também, mas nem sempre consigo fazer todos haha.
    Adorei o blog!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Vic! Tudo bem? Muito obrigado pela indicação ao meme. Mesmo não fazendo mais, fico feliz que tenha se lembrando de mim. Já fiz o da escrita e achei bem interessante. Sua letra é uma fofura!

    P.s: o blog mudou de nome e URL.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
  21. Você também me indicou! haha Acho que o povo da blogosfera quer muito que eu faça esse meme - sim, eu farei, só preciso parar um pouco pra fazer isso. Obrigada. ;)

    Ah, nunca li HP - vergonhoso, eu sei - nem Meu pé de laranja lima. Tô precisando.

    Que fofa sua letra!

    Kissu ;*

    ResponderExcluir